AS DIFICULDADES DA CRIANÇA NO PERÍODO ESCOLAR

AS DIFICULDADES DA CRIANÇA NO PERÍODO ESCOLAR

A criança tem na família sua primeira experiência de vida em grupo, onde são introduzidos os primeiros códigos éticos e morais, necessários ao bom relacionamento, sendo a escola a segunda instituição mais importante a qual a criança fará parte, e que tem por principal objetivo o desenvolvimento intelectual.

Durante este processo, podem ocorrer algumas dificuldades de aprendizagem na criança, percebidas pelos educadores, que levam ao conhecimento dos pais e os orientam a buscar um psicólogo ou psicopedagogo para identificar as causas e orientar a ambos como proceder em prol da melhora do processo ensino aprendizagem.

Estes procedimentos variam de pequenas atitudes que auxiliam o aprendiz na assimilação do conteúdo transmitido, através da orientação de pais e educadores, até intervenções mais complexas para a correção de distúrbios visuais, auditivos, fonológicos e psicológicos.

Um alerta de que necessitamos de auxílio profissional, está não apenas nas notas apresentadas no boletim, mas nas condutas tidas como problemas, tais como falta de atenção, desinteresse, irritabilidade, recusa a ir para escola entre outros fatores.

Tendemos a pensar que o problema esta na criança ou na escola, mas muitas vezes encontramos a dificuldade na própria família que interferem no desempenho escolar, tais como separações, brigas, críticas à escola, são apenas alguns dos motivos.

Como pais, devemos estar atentos as dificuldades de nossos filhos e ao invés de simplesmente criticar, ofender, brigar e impor castigos, precisamos buscar auxílio para entender o que a criança está pedindo através de comportamentos indesejados e auxiliá-la a superar a fase que se apresenta.

Podemos evitar problemas sérios no futuro acadêmico da criança, desde que saibamos quando buscar ajuda para evitar dar rótulos que poderão estigmatizar a criança para o resto de sua vida, impedindo seu pleno desenvolvimento.

Elizabeth Cristina Hiller
Psicóloga – CRP 06/58.203