Dependência

Dependência 1

A dependência é uma doença crônica, e necessita ser tratada como tal. O enfoque necessariamente tem que ser médico e psicológico, associado ao suporte social fornecido pelas equipes multiprofissionais. Por isso, desenvolvemos um trabalho especial voltado para o tratamento da dependência.

A CUORE oferece o tratamento com enfoque psicológico em ambiente “aberto”, ou seja em atendimentos psicoterapêuticos individuais, associados à terapia de grupo, realizadas semanalmente.

Busca atender a pacientes que ainda mantém preservados em seu repertório diário uma vida pessoal e social, tais como frequência em instituições de ensino,  trabalho, entre outras atividades comuns a uma pessoa produtiva com relacionamento interpessoal saudável e, também, àqueles que acabaram de sair de um internação e necessitam recomeçar suas vidas dentro de um programa continuado de recuperação, visando sempre o autoconhecimento, para serem capazes de identificar seus comportamentos disfuncionais, fatores de risco e de proteção e traçarem em conjunto com o psicólogo e demais profissionais envolvidos – necessários ao seu restabelecimento -, um programa de prevenção a recaída específico ao seu caso.

Este trabalho envolve a família do paciente, que também passa por entrevista e acompanhamento psicológico com o intuito de identificar comportamentos que devem ser modificados, adquiridos no processo de desenvolvimento da dependência do paciente e que geram inúmeros sentimentos que impedem um novo padrão de comportamento que auxiliem no processo de amadurecimento, conscientização e manutenção da recuperação no paciente.

Trata-se de um tratamento longo e que requer comprometimento de todos os envolvidos.

Elizabeth Cristina Hiller
Psicóloga – CRP 06/58.203

Responder