Dependências em Geral

Dependências em Geral

A maioria das pessoas preocupam-se com uma doença em especial, atualmente bastante discutida, a dependência química e o alcoolismo, mas ainda desconhecem ou ignoram as outras apresentações desta enfermidade que levam a distorções no comportamento.

Acredito que todos já ouviram falar em “viciados” em  jogo, em sexo, em chocolate entre outros. Isso mesmo! Chocolate. São os famosos chocólatras. Todos estes transtornos, caracterizados pelo consumo ou prática exagerada de algo, que acabam por acarretar em dificuldades na execução das tarefas cotidianas e em seu convívio social, por necessitarem desenvolver um ritual com o intuito de amenizar a sensação de angústia surgida, muitas vezes sem explicação.

Apesar de apresentarem objetos de desejo tão distintos, as pessoas que manifestam tais dificuldades, possuem entre si,  uma característica em comum: a obsessão – ato de pensar ininterruptamente em como adquirir ou realizar determinada ação -, e a compulsão – ação continuada, repetida inúmeras vezes de maneira descontrolada e persistente.

A obsessão e a compulsão juntas desenvolvem a dependência, seja ela qual for, utilizada ritualisticamente pelo indivíduo, a fim de propiciar prazer.