Importância da Saúde Mental em Nossa Vida

Importância da Saúde Mental em Nossa Vida

A saúde mental pode ser definida como um estado de bem estar que permite aos indivíduos realizar suas habilidades, enfrentar o estresse normal da vida diária, trabalhar de maneira produtiva e realizar contribuições significativas a sua comunidade.

Cerca de 14% da carga global de doença a nível mundial, pode ser atribuída à distúrbios neuropsiquiátricos, principalmente devido a sua natureza crônica, como a depressão e a ansiedade. Entre as doenças não fatais, estas são a causa principal da deficiência na qualidade de vida do indivíduo.

Diante desta situação, trabalhos de pesquisa têm sido cada vez mais exigidos e realizados, verificando-se o impacto significativo que exercem sobre a funcionalidade de outras doenças físicas.

Abaixo,  alguns exemplos de como a saúde mental pode afetar outras doenças ou gerar outros problemas de saúde, sendo o contrário também verdadeiro:

  1. Vários estudos tem demonstrado que pacientes com transtorno de ansiedade, mais especificamente a Síndrome do Pânico possuem capacidade cardiovascular pobre e baixa tolerância a exercícios.

  2. Sintomas psicológicos, especialmente ansiedade e depressão foram associados a hiperprolactinemia¹.

  3. A dieta desempenha um papel importante na modulação e bem estar psicológico, sendo as vitaminas do grupo B essenciais para a síntese de neurotransmissores como a serotonina.

Muitas pessoas ainda negligenciam o profissional de psicologia, não compreendendo a importância deste acompanhamento terapêutico para o desenvolvimento e manutenção de sua saúde mental, através do autoconhecimento, aprendizado e/ou aperfeiçoamento de técnicas de enfrentamento as dificuldades diárias da vida estressante da atualidade.

Elizabeth Cristina Hiller
Psicóloga -CRP 06/58.203

 

¹. A hiperprolactinemia é o aumento dos níveis de um hormônio denominado prolactina, produzido pela glândula hipófise; é a alteração endócrina mais comum do eixo hipotálamo-hipofisário, predominando no sexo feminino.

 

Se você gostou deste post curte no seu perfil do facebook.