O QUE É VÍCIO?

O QUE É VÍCIO?

Quando falamos em vício, devemos primeiramente esclarecer seu significado, pois, nos dias atuais, associamos alguém com vício, apenas o usuário de drogas ou de álcool, devido aos noticiários que nos habituamos a ouvir.

O vício pode ocorrer quanto a qualquer objeto ou substância utilizada de maneira repetitiva, persistente, que gera incomodo ou danos significativos à si mesmo ou as pessoas de seu convívio, prejudicando a qualidade de seu convívio social.

Pessoas que desenvolvem obsessão e compulsão por chocolate, medicação, drogas, álcool, futebol, internet, redes sociais, jogos, celular, entre outros, a ponto de atrapalhar seu desempenho no trabalho, no relacionamento social e interpessoal, em seu descanso etc., são tidas como viciadas; abdicando de ter uma vida normal, para evitarem ficar longe do seu objeto de desejo .

Estar longe deste objeto de desejo, significa um sofrimento psíquico insustentável, maior ao sentido quando deixa de frequentar um determinado ambiente, ou se afasta de amigos e familiares, ou perde o emprego, entre outros.

Existe uma linha tênue entre normal e patológico. A referência está no exagero, como por exemplo, utilizar a internet para receber e enviar recados, conferir dados, resolver problemas e até se distrair em redes sociais ou jogos por algumas horas, em momentos livres, é normal; passar horas sentado diante do computador, sem se alimentar, deixando de se relacionar com as pessoas, estudar, trabalhar, dormir etc., é patológico.

O problema maior está numa defesa psíquica chamada negação, onde a pessoa que sofre com o vício, não se percebe com limitações, ou se as percebe, acredita poder abandonar seu vício quando realmente quiser e julgar necessário.

Se você gostou deste post curte no seu perfil do facebook.