QUANTOS ANOS A CRIANÇA COMEÇA O VÍCIO?

QUANTOS ANOS A CRIANÇA COMEÇA O VÍCIO?

A dependência de álcool e outras drogas não tem uma data específica para surgir, pois depende da oferta da substância, ou seja, sua disponibilidade e permissão para consumo.

Em nossa cultura atual, adolescentes acabam por adquirir álcool e outras drogas de maneira ilícita ou manipulativa, consumindo-as em grandes quantidades, a princípio, sendo classificados como usuários abusivos.

Não havendo um controle ou intervenção por parte dos pais, muitos destes adolescentes acabam por entrar rapidamente no quadro de dependência, passando a apresentar problemas escolares, culminando no abandono dos estudos, desenvolvendo transtornos de conduta, caracterizados por séria violação das regras, furto, agressão a pessoas e animais e destruição de propriedade. Muitas vezes, este transtorno de conduta antecede o consumo de álcool e outras drogas.

Atualmente, vemos casos de jovens com sete, oito anos consumindo algum tipo de droga, considerando inclusive álcool e tabaco – drogas legalizadas em nossa cultura, apesar de proibidas para menores de dezoito anos -, mas o mais comum, são adolescentes que a partir dos quatorze anos começam a consumir de maneira pesada tais substâncias, levando-os ao quadro de dependência com dezoito, dezenove anos de idade.