Quem Precisa de Ajuda

Quem Precisa de Ajuda

O dependente químico tende a se sentir culpado e envergonhado por ter feito uso da droga, quando esta perde seu efeito no organismo, causando a depressão pós uso. Isto faz com que se isole cada vez mais e, por não ter o controle de seu consumo devido a obsessão e compulsão desenvolvidas, se desespera cada vez mais, sentindo-se impotente e evitando pedir ajuda devido ao rebaixamento de sua  autoestima, acreditando ter que parar por si mesmo.

A família, em contrapartida percebe, no início, haver algo errado, mas só compreende o que realmente está acontecendo quando a dependência de seu parente já se encontra num estado avançado, passando a desenvolver sintomas semelhantes este, porém sem utilizar-se de nenhuma substância.

Por este motivo tanto a família como os dependentes químicos necessitam de ajuda profissional, iniciando um processo psicoterapêutico em nível de conscientização e autoconhecimento, a fim de se fortalecer emocionalmente e mudar a dinâmica familiar para então combater a dependência química, doença não só expressa de maneira física, mas também psíquica. Expressa através de comportamentos disfuncionais por todos os membros da família.

Trata-se de uma doença complexa que necessita de um acompanhamento multidisciplinar, com a participação de toda a família e pessoas próximas ao convívio do dependente químico.

Se você gostou deste post curte no seu perfil do facebook.