R E S I L I Ê N C I A

R E S I L I Ê N C I A

Você já deve ter ouvido falar  em resiliência, mas sabe o quê ela significa?

A palavra resiliência remonta ao século XVII. Com etimologia originária do latim resiliens, particípio do presente de resilire “movimento de recuo, retratação” + salire “saltar, transpor”; ou a “tendência a se recuperar” (HARPER, 2014).

O conceito resiliência teve sua origem nas Ciências Físicas. Os estudiosos dessas áreas utilizavam tal conceito para designar a capacidade de um material sofrer uma ação externa de energia (calor, tensão, compressão, umidade) podendo chegar a apresentar deformação. O material resiliente, no entanto, ainda que se deformasse, após a retirada do agente externo, retornava ao seu estado anterior, sem demonstrar nenhuma alteração, uma vez que seu potencial máximo de resiliência (elasticidade, plasticidade) não havia sido ultrapassado (KNORST, 2012).

Na psicologia, a resiliência descreve a habilidade de um indivíduo (ou grupo de indivíduos), mesmo em ambiente desfavorável, de construir ou reconstruir a si próprio lidando com adversidades (BARLACH et al., 2008).

A resiliência só começou a ser utilizada pelas Ciências da Saúde a partir da década de 1970, com estudos sobre pessoas que não adoeciam como seria o esperado, apesar de terem sido submetidas a traumas agudos ou prolongados, tidos como fatores considerados de risco para o desenvolvimento de doenças psíquicas.

Resiliência é um conceito amplo que caracteriza uma combinação de fatores que propiciam ao ser humano condições para enfrentar e superar problemas e obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas, tais como choque, estresse etc., sem entrar em surto psicológico, utilizando-se de comportamentos adaptativos à situação vivenciada. A Associação Americana de Psicologia (APA, 2002) define resiliência como o processo de se adaptar com sucesso diante de adversidade, trauma, tragédia, ameaças ou fontes de estresse significativas – tais como problemas familiares ou de relacionamento ou estressores financeiros e de trabalho.

A resiliência não é uma característica que as pessoas têm ou não. Envolve comportamentos, pensamentos e ações que podem ser aprendidos e desenvolvidos em qualquer pessoa.

Elizabeth Cristina Hiller
Psicóloga – CRP 06/58.203

Se você gostou deste post curte no seu perfil do facebook.