Terapias em Grupo

Terapias em Grupo

A PR (Prevenção a Recaída) combina o treinamento de habilidades comportamentais com intervenções cognitivas destinadas a prevenir ou limitar a ocorrência de episódios de recaída.

Trata-se de um tratamento mais diretivo e individual, onde são avaliados os riscos interpessoais, intrapessoais, ambientais e fisiológicos de recaída e identificados os fatores de risco que podem precipitá-lo.

Fazem parte do tratamento num primeiro momento, através de grupos específicos, o ensino de estratégias de enfrentamento efetivas, o aumento da autoeficácia e o estímulo para o domínio de resultados bem sucedidos. A segunda parte consiste no aperfeiçoamento de técnicas globais de automanejo no estilo de vida, fator crítico na manutenção dos objetivos após o tratamento. Fazem parte neste momento, o desenvolvimento de técnicas de relaxamento manejo de situações estressoras e exercício de manejo do tempo.

Alguns temas a serem abordados em palestra, serão: Mecanismos de Defesa de Negação, Racionalização e Minimização; Identificando Emoções, Pensamentos Automáticos e Crenças.

Todo este material é desenvolvido através do trabalho conjunto de profissionais e paciente, onde é construído um “Mapa de Recaída”, com as análises de possíveis resultados que podem ser associados a diferentes escolhas em situações de alto risco. Isto resulta na melhora da autoeficácia do paciente e o auxilia a prevenir a incidência de um lapso.

Terapias em grupo, palestras educativas, atendimentos psicológicos individuais, relaxamento, grupos de sentimento, grupos de partilha entre outras atividades, fazem parte deste tratamento, que evolui juntamente com o paciente.

 

Organizadora:

Elizabeth Cristina Hiller – CRP 06/58.203 –  Psicóloga formada pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, pós-graduada em Dependência Química pela Unifesp–Universidade

Se você gostou deste post curte no seu perfil do facebook.